Livros

Guerra e Paz! Não se intimide, é mais simples do que você pensa.

Leia o livro e veja a série necessariamente nessa ordem. 🙂
Enquanto a Roberta diz qual é a boa dos filmes indicados ao Oscar 2018, eu vou pra 1867. Ou, de acordo com o Wikipedia, vou para os anos entre 1865 e 1869, datas de publicação de Guerra e Paz, obra que acabei de ler e pela qual me apaixonei!
Mas pra não ficar somente no século XIX vou dar minhas impressões da série da BBC, lançada em 2015, baseada e homônima ao livro que me ajudou a superar um pouco a saudade que fiquei dos personagens do livro.
(Há também um filme de 1956, com a Audrey Hepburn como Natasha mas esse eu não vi.) Quem viu diga o que achou!
O Livro:
Muito já se falou de Guerra e Paz, considerado um dos maiores romances de todos os tempos. Alguns críticos julgam a obra uma epopeia. Outros, um romance histórico. O próprio Tolstói não considerava Guerra e Paz um romance. Acreditava que Ana Karenina era seu grande romance. Eu acho que nada disso importa e meu objetivo é falar da minha expeiência com a obra e não fazer uma resenha ou crítica.
Guerra e Paz foi pra mim um livro que eu não consegui largar, personagens envolventes, relações complexas e agora só consigo pensar no Príncipe Andrei, Conde Bolkoski, Kutuzov, Napoleão, Mária, Natasha, Sônia… E acho engraçado porque por muito tempo, e nem sei bem a razão, esse foi um livro que me intimidou, achava que a leitura seria difícil, trabalhosa… e não foi nada disso.
Então, não seja como eu, não se intimide, leia esse livro maravilhoso.
Abaixo vou listar alguns pontos que podem, ou espero que possam, ajudar outros futuros leitores:
– A escrita é incrível, simples e fácil. A complexidade da obra está nas relações entre as pessoas, com o poder e não na estrutura ou na linguagem;
– São muitos personagens dos 5 núcleos familiares que a obra trata. Se achar necessário faça anotações para não se perder. Mas, depois de um tempo fica mais fácil entender quem é quem porque cada núcleo tem suas peculiaridades;
– As descrições das batalhas e detalhes do dia a dia do exército podem ser partes menos dinâmicas. Tolstói aproveita sua experiência como soldado e nos conta em detalhes essa vida militar na Rússia do Tsar Alexandre. Eu gostei muito porque acho que, junto com as descrições dos bailes da alta sociedade, o autor nos mostra o modus vivendi da sociedade russa e tem no Pierre o porta voz de Tolstói e sua visão crítica dos nobres Russos.
– A tradução importa. Li na edição da Cosac com tradução do Rubens Figueiredo, essa da foto que é a mesma da edição da Companhia dos letras. A tradução é muito elogiada por ter sido feita diretamente do russo, por manter as vozes dos núcleos sociais mantendo a diferença na maneira de falar dos nobres, cossacos, mujiques e por traduzir todos os diálogos em francês, em notas de rodapé, que são muitos e importantes dentro da narrativa.
– Sobre a trama e personagens todos sabemos o que acontece com o exército de napoleão em 1812 e como ficou Moscou – porque são dados históricos – mas, o restante vamos conversar em particular porque uma coisa que adorei foi não saber nada sobre o que se passava com essas famílias e seus membros e cada final de capítulo me deixava querendo seguir para o próximo. Tive algumas surpresas que ajudaram a tornar a leitura bem empolgante! Tenho personagem predileto, crush, desafeto…
– E pra terminar, leiam porque vale a pena!
E agora sobre a série da BBC:

– Cuidado com as fotos de divulgação, apesar de lindas, para os mais atentos pode ser um grande spoiler. Se você não se importa com spoilers… não tem problema.
– O roteiro é bem fiel ao livro mas sofre com as limitações do formato. Toda a discussão de certa forma filosófica que Tolstói oferece no livro quase não aparece na série.
– Os principais acontecimentos que se referem aos personagem, suas famílias, relações sociais estão presentes na série e a guerra é um pano de fundo para esse acontecimentos. Tudo de importante está lá mas como fato consumado. No livro conseguimos entender melhor como cada situação se desenha até chegar ao seu ápice. Não sei se quem não leu vai entender tudo o que acontece.
– Gostei muito dos cenários e do figurino. A série é bem produzida e os atores são bons. Nenhuma atuação que se diga óoo mas o clima de cada personagem está lá.
Enfim, sei que estou sendo tendenciosa porque o que eu queria mesmo era que todo mundo lesse o livro para falarmos do Andrei e do Pierre. Então se você leu ou viu a série… vamos conversar! Durante muito tempo esse vai ser meu assunto predileto com certeza! :-)!

Deixe um comentário